domingo, 23 de junho de 2013

SAÍRA-PRECIOSA






















 Nome Científico: Tangara preciosa

     Família: Thraupidae

    Ordem: Passeriformes

Distribuição: Ocorre nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul de São Paulo. Também há registros deste pássaro na Argentina e no Paraguai.

Habitat: Interior da mata e suas bordas. É comum ser avistado também nas matas Atlântica, de Araucárias, capoeiras, parques e plantações.

Alimentação: Essencialmente frutos, mas também de artrópodes.

Reprodução: Este pássaro tem duas ninhadas por estação. A cada uma delas a fêmea põe 3 ovos.

Este passarinho, que não passa de 15 centímetros de altura, é conhecido também por saíra-de-cara-suja. Este nome deriva de uma curiosidade de sua tonalidade.

O macho, apesar de ser considerado uma das saíras mais coloridas existentes, tem a cabeça, o pescoço, o crisso e o dorso marrons claro, que dão justamente essa impressão de sujeira.

Mas as demais partes é que fazem mesmo a diferença. O uropígio e as coberteiras da asa são creme; a garganta, o peito e barriga, em tom verde-água; as rêmiges e rectrizes, em azul claro; o bico preto e uma faixa da mesma cor, que vai do olho ao bico e, por fim, as pernas cinzas.

A exemplo de outras espécies, as fêmeas são menos vistosas (neste caso, menos coloridas). Só possuem a cabeça marrom claro e o resto do corpo em tons de verdes.

Parcialmente migratório, esse pássaro costuma descolar-se aos pares, sempre na companhia de bandos mistos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário