domingo, 23 de junho de 2013

GARÇA-REAL



















Nome Científico: Pilherodius pileatus

Família: Ardeidae

Ordem: Ciconiiformes

Distribuição: Presente em quase todas as regiões brasileiras, menos no Nordeste e no Rio Grande do Sul. Fora do Brasil, é encontrada desde o Panamá à Colômbia, Bolívia e Paraguai.

Habitat: Rios e lagos com margens florestadas, áreas pantanosas e lamaçais.

Alimentação: Peixes e crustáceos em águas rasas.

Reprodução: Põe, em média, 2 ovos. O ninho fica isolado e a pouca altura do chão. O casal divide as tarefas de chocar os ovos e, depois, de cuidar dos filhotes.

Esta ave, conhecida também como garça-morena, garcinha e garça-de-cabeça-preta, pode-se dizer, é marcante de várias formas: desde o jeito como voa (bate as asas aceleradamente e com pequena amplitude, o que a distingue de longe no céu) à uma plumagem completamente incomum.

No corpo, sua coloração dominante é um branco amarelado, com pescoço e peito em tons creme, e a cabeça tem uma espécie de capuz preto, contrastando com a face e o bico azuis. Tudo nela remete a uma certa elegância. Até quando sai da água, por exemplo, seca-se ao Sol, imponente, abrindo as asas.

Quando adulta, ganha na nuca duas a três penas diferenciadas, compridas e finas, que pendem até o dorso. Com média de 55 centímetros de comprimento, vive solitária ou em grupos pequenos, de 2 a 3 indivíduos. Mas para dormir, é certo: prefere estar sozinha. E, em geral, o faz sobre árvores ressequidas. Por essas e outras diferenciações, é menos freqüente que as outras garças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário