domingo, 23 de junho de 2013

PICA-PAU-BRANCO





Nome Científico: Melanerpes candidus

Família: Picidae

Ordem: Piciformes

Distribuição: Ocorre em todo o Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.

Habitat: É arborícola, ele habita campos com árvores esparsas, cerrado, palmeiras, pomares.

Alimentação: Caça insetos, especialmente sob a casca. Ataca muito ninhos de marimbondos e vespas, mas não são atacados por estes insetos. Alimentam-se também de frutos, inclusive plantas cultivadas em pomares, como mamão, abacate e bananas.

Reprodução: O ninho é construído em um buraco natural ou feito pelo casal em árvores de madeira mole. Postura de 3 ou 4 ovos.

O pica-pau-branco, conhecido também como birro, mede 28,5 centímetros, uma espécie campestre alvinegra, com abdômen e nuca amarelados (no macho) ou com esta cor apenas no ventre (fêmea).

Na época da reprodução e acasalamento, faz sua demonstração, ou seja, fica voando acima das árvores gritando. Ele também grita, constantemente, se comunicando com um chamado alto e forte, enquanto o bando viaja em longos vôos a grande altura.

Vocaliza um estridente "birro... birro... birro" em vôo ou empoleirado em postes de madeira (daí o outro nome popular). O pica-pau-branco vive em pequenos grupos e dormem juntos, no oco de uma árvore, às vezes com várias entradas.















Nenhum comentário:

Postar um comentário