domingo, 23 de junho de 2013

PAPAGAIO-VERDADEIRO






















Nome Científico: Amazona aestiva

Família: Psittacidae

Ordem: Psittaciformes

Distribuição: Nordeste (PI, PB, BA), pelo Brasil Central (MG, GO, MT), ao Rio Grande do Sul, Paraguai, norte da Argentina e Bolívia.

Habitat: Mata úmida ou seca, palmais, beira dos rios.

Alimentação: Sementes, frutos e flores, aprecia muito os cocos de palmeiras.

Reprodução: Nidificam em troncos ocos de palmeiras e outras árvores e regularmente em buracos de barrancos. O casal permanece junto no ninho, mesmo durante o dia. Os ovos são pequenos, brancos e arredondados, a postura é de 4 ovos.

O papagaio-verdadeiro mede entre 35 a 40 cm, pesando 400 gramas. Parte da cabeça é amarela na área próxima aos olhos, com fronte e loros azuis, o encontro das asas e base da cauda é vermelho. Como todo psitacídeo, vive rigorosamente aos casais, permanecendo unidos pela vida inteira.

Seu bico é escuro e o restante do corpo verde. Infelizmente ainda é muito procurado como animal de estimação (xerimbabo - na língua indígena), pelo motivo de ser considerado um falador, aprende a pronunciar palavras, imitar músicas, latir, tossir, rir; é importante enfatizar que esta espécie é apta ao arremedo condicionado. Estão entre as aves mais inteligentes do mundo.

Daí ser uma das maiores vítimas do tráfico de animais no Brasil. Oitenta por cento dos animais apreendidos pela polícia florestal são papagaios-verdadeiro.


















Um comentário: