domingo, 30 de dezembro de 2012

ROUXINOL


O Rouxinol (Luscinia megarhynchos), também conhecido como Rouxinol-Comum, é um pequeno pássaro anteriormente classificado como um membro da família Turdidae mas pertencente à família dos Muscicapideos que são restritos ao Velho Mundo.
O rouxinol foi catalogado como "Pouco Preocupante" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
EXTENSÃO E HABITAT
É uma espécie insectívora e migratória, procriando em florestas e moitas na Europa e no sudoeste da Asia. A sua distribuição estende-se mais a sul do que o seu parente próximo Luscinia luscinia. Nidifica no chão, dentro ou perto de densos arbustos. Inverna no sul de África. Pelo menos na Renânia (Alemanha), o habitat de reprodução dos rouxinóis está de acordo com certo número de parâmetros geográficos.
·                    menos de 400 m (1300 ft) acima do nível do mar
·                    temperatura durante a época de crescimento acima de 14°C (57°F)
·                    mais de 20 dias/ano em que a temperatura excede 25°C (77°F)
·                    precipitação anual menor que 750mm
·                    índice de aridez inferior a 0.35
·                    longe de dosseis florestais
APARÊNCIA E CANTO
O rouxinol é um pouco menor que o Pisco-de-peito-ruivo, com 15–16,5cm (5,9–6,5 in) de comprimento. É castanho claro em cima, excepto a cauda ligeiramente avermelhada e branco sujo em baixo. Os sexos são similares.
O rouxinol canta geralmente de noite, mas também ás vezes durante o dia. Escritores antigos afirmavam que era a fêmea que cantava, quando é de facto o macho a fazê-lo. O canto é muito alto, com uma impressionante variedade de assobios, trinados e gorgolejos e é particularmente audível à noite, porque sendo uma ave tímida, poucas aves estão cantando. É por essa razão que o seu nome inclui a palavra "noite" em muitos idiomas. Também por ser tímida, esta espécie esconde-se geralmente no meio de vegetação densa e raramente se deixa ver.
Apenas os machos sem par cantam regularmente de noite, e o canto noturno serve para atrair uma parceira. O canto de madrugada, um pouco antes do nascer do sol, é assumido como sendo importante na defesa do território da ave. Os rouxinóis cantam ainda mais alto em zonas urbanas, para superarem o ruído de fundo. O traço mais característicos do canto é o seu alto e continuo crescendo ao contrário do seu parente próximo Luscinia luscinia, que tem um canto parecido com o som de alarme de um sapo.
SIMBOLISMO
O rouxinol é um símbolo importante para poetas de várias idades, acabando por assumir uma série de conotações simbólicas. Homero evoca o rouxinol na Odisseia, sugerindo o mito de Filomela e Progne (onde uma das duas, dependendo da versão do mito, se transforma num rouxinol). Este mito é também foco na tragédia de Sófocles, Tereus, onde apenas alguns fragmentos se mantêm. Ovídio, também, na sua Metamorfoses, inclui a versão mais popular deste mito, imitado e alterado por outros poetas, incluindo Chrétien de Troyes, Geoffrey Chaucer, John Gower, e George Gascoigne. "The Waste Land" de T.S. Eliot, também evoca o canto do rouxinol (e o mito de Filomela e Progne). Por causa da violência associada ao mito, o canto do rouxinol foi durante longo tempo associado a um lamento.
O rouxinol também tem sido usado como um símbolo dos poetas ou da sua poesia.
Os poetas escolheram o rouxinol como um símbolo por causa da sua música criativa e aparentemente espontânea.
Aves de Aristófanes e também Calímaco, ambos evocam o canto da ave como uma forma de poesia. Virgílio compara o luto de Orfeu com o "lamento do rouxinol".
No soneto "Sonnet 102", Shakespeare compara a sua poesia de amor ao canto do rouxinol (Filomela):
"Nosso amor era novo, e, em seguida, na Primavera,
Quando eu estava acostumado a saudá-la com a minha disposição;
Como Filomela canta no acaso do Verão,
E pára de assobiar no crescimento de dias mais maduros:"
Durante a era do Romantismo o simbolismo da ave voltou de novo a mudar: os poetas viam a ave não apenas como um poeta no seu pleno direito, mas também como "mestre na arte superior que conseguia inspirar qualquer poeta humano".
Para alguns poetas românticos, o rouxinol começou a ter mesmo as qualidades de uma musa. Coleridge e Wordsworth viam o rouxinol como um exemplo singular de criação poética: o rouxinol tornava-se a voz da natureza. No seu poema "Ode ao Rouxinol", John Keats imagina o rouxinol como o poeta ideal que alcançou a poesia que Keats ansiava por escrever. Invocando uma concepção semelhante do rouxinol, Percy Bysshe Shelley escreveu no seu "Uma Defesa da Poesia":
"Um poeta é um rouxinol que se senta na escuridão e canta com doces sons para alegrar a sua própria solidão; os seus ouvintes são como homens encantados com a melodia de um músico invisível, que sentem que estão a ser movidos e suavizados, mas não sabem de onde ou porquê"


















3 comentários:

  1. proponho troca de links

    eu ponho o seu no meu e você põe o meu na sua

    ResponderExcluir
  2. Hola, les visito desde New York.

    Les invito a visitar mi blog: Confia En Cristo
    http://confiaen-cristo.blogspot.com/

    Y en lo posible les invito a apoyarme sumandose a los seguidores de mi blog, yo ya me he sumado a su blog, como MarG ~ Blog Confia En Cristo.

    Dios les bendiga, espero en Dios pueda verles por mi blog!

    ResponderExcluir