Lindos Pássaros

domingo, 30 de dezembro de 2012

ANDORINHAS


ANDORINHAS
As andorinhas são um animal que é da espécie das aves. Existem muitas espécies de andorinhas e todas são muito bonitas. As que costumam visitar Portugal durante a Primavera e o Verão, passam o Outono e o Inverno em África, onde há mais calor. Por isso diz-se que a andorinha é uma ave migratória. Elas usam lama e palha para fazer um ninho pequenino em forma de taça, que constroem em sítios abrigados: em celeiros, nos beirais dos edifícios, debaixo das pontes, etc.

As andorinhas são um grupo de aves passeriformes da família Hirundinidae. A família destaca-se dos restantes pássaros pelas adaptações desenvolvidas para a alimentação aérea. As andorinhas caçam insectos no ar e para tal desenvolveram um corpofusiforme e asas relativamente longas e pontiagudas. Medem cerca de 13 cm (comprimento) e podem viver cerca de 8 anos.
REPRODUÇÃO
As fêmeas fazem uma postura de 4 ou 5 ovos, que depois são incubados durante cerca de 23 dias. Passado o tempo da incubação, nascem os jovens, cuja alimentação é feita por ambos os progenitores. Quando a temperatura baixa, as andorinhas juntam-se em bando e vão à procura de locais da Europa mais quentes, indo também para o norte de África. Depois, quando a temperatura volta a subir, por volta da primavera, regressam novamente. Constroem as suas casas perto do calor, em pequenos ninhos normalmente colados ao tecto.










 









ETIMOLOGIA
"Andorinha" se originou do termo latino hirundine



Nenhum comentário:

Postar um comentário