domingo, 29 de outubro de 2017

AGAPORNIS, O PÁSSARO DO AMOR






















O Agapornis pertence a família Psittacidae,  em inglês são conhecidos como Lovebird. Em grego, “agape” significa amor e “ornis”, pássaro. E não é preciso muita observação para entender porque os Agapornis são conhecidos como os pássaros-do-amor. Monogâmicos. Eles, muitas vezes, formam um vínculo com um companheiro que se estende para toda a vida, mostrando uma grande lealdade e carinho com sua família. Se você demonstrar afeto com seus Agapornis, receberá a mesma lealdade de seus amiguinhos. Eles são muito sociais, seja com os donos ou então com outros Agapornis. Na natureza os Agapornis vivem em bandos.



Além disso, reproduzem-se sem grandes problemas em cativeiro e a fêmea põe de quatro a sete ovos de uma vez. A época de reprodução, aliás, é nos meses menos quentes do ano: de maio a novembro. Os machos chegam à maturidade sexual aos oito meses de vida, enquanto as fêmeas passam a colocar ovos a partir do primeiro ano de idade.

A dieta do Agapornis é composta por sementes, frutas, grãos, ervas e brotos de folhas, mas estão disponíveis no mercado rações especiais para o pet, além de complementos alimentares. Vale lembrar que a ave bebe muita água e adora tomar banho, portanto é imprescindível deixar um bom suprimento de água fresca para beber e uma banheirinha para a higiene.

















Ao todo, são nove espécies da ave, sendo que a mais comum no Brasil é a Roseicollis, de corpo verde e com uma mancha laranja no rosto, pescoço e parte do peito. Todas elas são nativas do continente Africano, exceto uma. A exceção é o Agapornis Cana que vem da ilha de Madagascar. A maioria dos Agapornis vivem perto da linha do equador, onde habitam regiões de savana seca, contudo também temos uma exceção, o Agapornis Swinderniana, ele vive em florestas, porém está em vias de ser extinto.
















O Agapornis é um papagaio pequeno e atarracado, medindo cerca de 13 a 17 cm. Eles têm um grande bico e uma cauda que pode ser redonda ou quadrada. Sua expectativa de vida é entre 10 a 12 anos, e alguns conseguem viver mais do que isso. Existem registro desta ave com 17 anos e várias pessoas já relataram aves que viveram mais tempo do que isso, chegando até aos 25 anos!

As diferentes espécies de Agapornis são identificáveis por suas cores e marcas. Eles variam grandemente na sua coloração, e cada espécie tem as suas combinações únicas de cores. Aves mais jovens tem cores menos brilhantes e possuem a cor preta em seus bicos. A coloração das jovens aves se intensifica à medida que atingem a maturidade. Independentemente da espécie, eles são papagaios lindos.



Eles são ativos, alegres e muito bonitos. Estes pequenos “Papagaios de bolso” são muito intrigantes! Eles vêm das regiões mais secas da África. Devido ao fatos deles terem evoluído a partir de um ambiente muito duro, eles são muito adequados para serem pássaros de estimação.

Os tipos mais comuns e disponíveis para venda são o Roseicollis, os Personatas e os Fischeri. Existem muitas mutações que são lindas e que foram desenvolvidos a partir destes três grupos de aves, e tais mutações também podem ser facilmente encontradas.

Muitas outras espécies e cores de Agapornis estão disponíveis, mas não podem ser tão facilmente encontrado.





































2 comentários:

  1. I love their colors!
    I have made a wall-picture with these amazing birds!
    Aren't they adorable?
    :-)
    Hugs and kisses, my friend!

    ResponderExcluir
  2. I also love their colors and these birds!
    Thank you for your visit my friend Syros2js.
    Hugs and kisses!
    Sueli Guedes

    ResponderExcluir