sábado, 13 de setembro de 2014

PEGA-JAY-DE-GARGANTA-BRANCA (CALOCITTA FORMOSA)



O Pega-jay-de-garganta-branca (Calocitta formosa) é uma grande espécie de  Jay centro-americano.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
              Ele varia em Pacific-slope espinho floresta de Jalisco, México de Guanacaste, Costa Rica. Pega-jay-de-garganta-branca são pássaros gregários, barulhentos, viajando frequentemente em bandos fáceis de encontrar, bandos são observados.

TAXONOMIA
              O Pega-jay-de-garganta-branca hibridiza em Jalisco com o preto-throated pega-jay (Calocitta colliei), com o qual forma uma superspecies.
Existem três subespécies reconhecidas, a corrida nomear, o que só é encontrada no sul do México;

Calocitta formosa azurea, que é encontrada no sul do México oriental e ocidental da Guatemala, e
Calocitta formosa pompata, que vai de sudeste do México para a Costa Rica.

DESCRIÇÃO
              O Pega-jay-de-garganta-branca é entre 43 a 56 centímetros de comprimento e pesa entre 205 e 213 gramas. A espécie tem uma cauda particularmente longa  e uma crista ligeiramente curvada de penas na cabeça. A crista é preto na corrida nomear, mas tem margens azuis ou brancas nas outras duas subespécies. A corrida nomear tem uma face branca com uma coroa de preto e margem para a face, formando uma faixa estreita em volta da garganta, bem como uma pequena queda abaixo do olho. O preto é menos extensa, as outras subespécies. O peito, a barriga e a parte inferior da alcatra são brancas, e as asas, o manto e a cauda são azuis (com margens esbranquiçadas na cauda). As pernas e os olhos são pretos, e o bico é cinza. A plumagem das fêmeas é na maior parte como a do macho, mas duller na parte superior, com uma banda estreita através da caixa, e a cauda é mais curto.

HABITATS
              O Pega-jay-de-garganta-branca está associado a uma ampla gama de habitats de ambientes áridos às florestas semi-úmidas, a partir do nível do mar até 1.250 metros, embora apenas ocasionalmente superiores a 800 metros. Ocorre raramente em florestas colunar de cactos, mas é comum na floresta de espinhos, matas de galeria, floresta estacional decidual, bordas de matas e áreas cultivadas, como plantações de café. As espécies não assume quaisquer movimentos migratórios, embora os machos se dispersam longe de seus territórios natais alguns anos depois desse acontecimento.

CONSERVAÇÃO
              É uma espécie comum em toda a sua gama, e não é considerado ameaçado pelas atividades humanas.

HÁBITOS ALIMENTARES
              Pega-jay-de-garganta-branca são onívoros, consumindo uma grande variedade de matéria animal e vegetal. Itens incluídos na dieta incluem invertebrados, como insetos e lagartas, sapos, lagartos, ovos e filhotes de outras aves, sementes, frutas, grãos e néctar de Flores de Balsa. Aves mais jovens demoram vários anos para adquirir toda a gama de forrageamento e habilidades de seus pais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário