domingo, 19 de maio de 2013

FAISÃO DOURADO


 Nome Popular:     FAISÃO DOURADO
 Nome Científico:  Chrysolophus pictus
 Categoria:            Aves Ornamentais
 Subcategoria:       Faisão

Faisões Dourados
• Ordem:       Galliformes
• Família:      Phasianidae
• Subfamília: Phasianinae
• Gênero:      Chrysolophus
• Taxonomia:Chrysolophus pictus

Os Faisões Dourados vêm das montanhas de China Central.
O macho e fêmea são altamente dimorficos suas plumagens diferem grandemente, principalmente entre aves adultas, entre os filhotes começa a diferenciação por volta de 90 dias, e torna-se completa após um ano quando o macho atinge todo seu esplendor a plumagem do macho funciona como afrodisíaco para as fêmeas durante o namoro, existe todo um balé por parte do macho, dançando em volta da fêmea esparramando sua bela capa, entortando seu corpo para aparecer maior, mostrando todas suas cores e assobiando.

 A coloração brilhante e colorida do macho também serve como chamativo para os predadores, enquanto a camuflagem da fêmea serve como segurança enquanto esta chocando.

Este cortejo começa ao final do mês de Agosto, ocorrendo o início da postura em Setembro, normalmente a fêmea tem dois ciclos de postura, cada uma com cerca de 5 a14 ovos, mas se os ovos forem retirados, esta postura pode chegar até o total de 50 ovos.

A fêmea ira chocar os ovos em cativeiro somente se tiver uma grande segurança, isto só ocorre em grandes viveiros ou com aves soltas (asa operada) em um grande jardim cercado com muita vegetação para segurança visual e livre de cães e gatos.

No caso de choca artificial, esta deve ser feita em uma boa chocadeira.
Os filhotes nascem com 23 dias de choca, se for natural a faisoa aguarda de dois a três dias para sair do ninho com todos os filhotes mais espertos, já a procura de comida, chamando os filhotes com pios apanhando a comida no bico e esperando que os filhotes o biquem.

 Os jovens começam a voar de 10 a 14 dias e se tornam muito espertos, são muito inteligentes, podemos considerá-los semi domésticos, pois quando jovens aceitam nossa aproximação e isso será muito mais fácil dando um punhado de verdura picada, já os adultos são mais cautelosos não aceitando a manipulação mantendo uma distância segura de cerca de um braço, mas são curiosos e estão sempre nos rodeando quando estamos no jardim.

Os Faisões Dourados não são agressivos e vivem pacificamente entre eles, gastam bastante tempo fazendo seus namoros, mas devemos tomar o cuidado quando temos em um viveiro pequeno, somente um casal, pois o macho na época de acasalamento pode acabar judiando da cabeça da fêmea devido o excesso de gala, por isso o recomendável é manter um macho para três fêmeas, mesmo assim o viveiro deve ser provido de poleiro e se mesmo assim a fêmea estiver apanhando devemos colocar um arbusto seco de cabeça para baixo em um dos cantos do viveiro para que ela possa se esconder.

 Sua criação é muito fácil sendo aconselhado para iniciantes, podem conviver com outras aves, menos com outros faisões de espécies diferentes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário