Lindos Pássaros

domingo, 9 de setembro de 2012

PERIQUITO-AUSTRALIANO



O periquito-australiano ou periquito-comum (Melopsittacus undulatus) é uma espécie de ave psitaciforme pertencente à famíliaPsittacidae. É um animal de estimação muito popular.

Os periquitos-australianos são aves pequenas, com uma envergadura média de 18 cm. Em cativeiro, têm uma esperança média de vida de 12 anos.[carece de fontes]

Na Natureza, o periquito-australiano ocorre nas zonas interiores da Austrália, habitando em zonas áridas. A plumagem natural da espécie é em tons de verde. As penas das costas e zona superior das asas são pretas, bordejadas a amarelo. A zona da face é amarela. O macho tem a carúncula (saliência acima do bico) azul, enquanto que a da fêmea é em tom castanho. Em cativeiro, foram criadas outras cores que apareceram por mutações genéticas, sendo as mais conhecidas em tons de azul, mas também existem totalmente brancas. Os periquitos-australianos selvagens são menores que os periquitos-australianos tipo inglês. Estes foram sendo selecionados que possuiam maior altura e peso. [carece de fontes]!

Os periquitos-australianos alimentam-se quase exclusivamente de sementes de gramíneas, quando em estado natural. Em cativeiro, a dieta é complementada com verduras, frutas, farinhadas e outros complementos alimentares. Verduras que comem: chicóriamolhada, espinafre; Frutas que comem: banana, laranja. Recomenda-se não dar em hipótese alguma abacate e semente de maçã, pois contém substâncias nocivas para a saúde dos periquitos-australianos.[carece de fontes]

O periquito-australiano é uma das duas únicas espécies de aves psitaciformes verdadeiramente domesticadas pelo homem (a outra é o inseparável-de-faces-rosadas). A espécie é alvo de selecção artificial e reprodução em cativeiro desde a década de 1850. Os periquitos-australianos podem aprender a falar. A ave doméstica registada com o maior vocabulário foi um periquito-australiano chamado Puck[1].

Os periquitos ondulados como também são conhecidos apresentam uma enorme variedade de mutações do "original" verde: Verde Claro, Azul, Factor Escuro, Cinzento, Violeta, Face Amarela tipo I e tipo II, Opalino, Saddleback, Spangle, Spangle Melânico, Canela, Fallow, Lutinos e Albinos, Diluídos, Asas Claras, Asas Cinzentas, Arco Íris, Corpos-Claro, Arlequim Australiano, Rémiges Claras, Arlequim Holandês, Arlequim Dinamarquês, Amarelos e Brancos de Olhos Preto, Slate, Antracite, Face Preta, Periquitos de Poupa, O Mottle, Bicolores, Frisados, Feather Duster e diversas, para não dizer infinitas,combinações entre estas mutações.

AGAPORNIS FISCHERI



Agapornis fischeri é uma espécie de ave da família Psittacidae. Pode atingir até 15 centímetros de comprimento. Recebem esse nome por terem sido listados pela primeira vez pelo explorador alemão Gustav Fischer no final do século XIX. Possui a cabeça laranja ou avermelhada, o peito amarelado ou alaranjado e o resto do corpo verde com o início do rabo azul, além de ter o círculo branco em volta do olho, comum em outras espécies de agapornis. São endêmicos na Tanzânia e geralmente tem 14 centímetros de comprimento. Vivem em regiões secas relativamente arborizadas, em pequenos bandos. São aves extremamente territorialistas.

Informação da ave
Os agapornis precisam de uma gaiola espaçosa, o aconselhavel é 1m x 1m, sendo que não pode ser uma gaiola redonda; uma vez que caso a ave se sinta ameaçada, não vai ter o recuo que uma gaiola quadrilátera teria para tentar se defender. Seus bicos, grandes e feitos de queratina, crescem constantemente e eles estao sempre querendo mastigar algo para afiar o bico. Brinquedos coloridos e madeira sao os mordedores prediletos dos agapornis. Estas aves são bastante curiosas, e tendem a bicar tudo o que vê pela frente, eventualmente podendo destruir mobílias e outros objetos. Outro fator importante é que estas aves não podem viver só; caso se sintam só, tendem a ficar triste e eventualmente morrem.É aconselhável que se tenha no mínimo duas aves, ou que o dono tenha bastante tempo para dar atenção à ave. A alimentação deles é variada, sendo que eles podem se alimentar de frutas, verduras exceto as verde-claras e grãos principalmente. Considera-se também suplementos alimentares e vitamínicos à venda em casas do ramo ou em pet shops. São aves que gostam de se lavar diariamente, requerindo uma banheira de 20 cm de tamanho. A espécie geralmente gosta de tomar sol após o banho, fator importante para eles secarem mais rapidamente. 


Dimorfismo Sexual
Os A. fischeri não possuem dimorfismo sexual, somente é possivel dizer com precisão o sexo destas aves através de exames de DNA.